Assistentes Virtuais

Voltar Proposição de Valor e Vantagens de se ter um Assistente Virtual

Os benefícios de um Assistente Virtual (AV) incluem:
Redução de custos com Suporte e Call Centers: as empresas têm custo elevado com seus setores de Suporte e Call Center; os custos incluem salários de atendentes, treinamento destes (estimado em 6 a 8 meses), computadores, linhas telefônicas e custos com ligações (0800) e ainda assim as respostas ao cliente não são como esperado, já que atendentes humanos não conseguem lidar com volumes muito grandes de informação; além disto, a maioria das questões dos clientes são dúvidas simples, que não necessitam especialistas, mas somente uma busca eficiente em volumes grandes de informações; um AV consegue responder questões rapidamente, fazendo consulta em bases de conhecimento com grandes volumes de informação.
Setores de Atendimento ao Cliente (SAC e CRM): um AV pode auxiliar atendentes humanos fornecendo informações para questões de clientes ou mesmo fazendo ofertas de produtos e serviços.
Ajuda 24/7 na casa do cliente: um AV pode ser colocado em um CD que será levado pelo cliente e utilizado no seu local de trabalho ou em casa; isto significa “cliente mais satisfeito e menos custo para a empresa com chamados de suporte e auxílio”.
Evita clientes perdidos em sites, Intranets e Portais Corporativos: interagindo com um AV, as pessoas podem encontrar mais rápida e facilmente o que desejam em um site, seja informações sobre produtos ou serviços, ou páginas Web de seu interesse dentro de um site específico; um AV substitui com muito mais eficácia e eficiência as tradicionais listas de FAQs (Frequently Asked Questions); as listas de FAQs são inadequadas pois o usuário precisa encontrar respostas a suas dúvidas procurando perguntas similares em listas volumosas; além disto, o armazenamento de conhecimentos é feito de forma mais simples que em FAQs, já que não é necessário colocar perguntas completas, permitindo ao usuário que pergunta entrar com variações lingüísticas.
Atendimento mais humano: muitas pessoas têm aversão a interagir com máquinas (terminais, computadores, caixas eletrônicos); um AV pode diminuir este desconforto; por receber perguntas em linguagem natural e também responder de forma natural, um AV simula um atendente humano interagindo com pessoas, o que torna mais agradável a comunicação e natural; além disto, o AV pode ter uma “cara”, encarnando um personagem, o qual dará maior credibilidade à conversação.
Auxílio em Comércio Eletrônico: um AV pode ajudar clientes em processos de compra ou de busca de informações sobre produtos e serviços.
Marketing: pode também recomendar itens ou fazer ofertas e promoções, com base na análise de comportamento online do visitante de um site; além disto, um AV ajuda a fazer branding, ou seja, tornar conhecida e fortalecer uma marca.
Análise de intenções de visitantes Web: um AV fornece estatísticas sobre acessos de pessoas que o utilizam; isto permite descobrir que temas estão sendo mais procurados pelas pessoas e em que momentos as pessoas mais utilizam o AV.
Fácil armazenamento de conhecimentos a serem compartilhados: através de mecanismos simples, as pessoas podem armazenar conhecimento que posteriormente poderão ser consultados através de perguntas em linguagem natural.
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