Imprensa

   
Cérebro artificial, inteligência quase natural
  25/06/2007 - Zero Hora - Globaltech
 

Assistente virtual desenvolvido em Pelotas é ágil nas respostas e fala
EDUARDO CECCONI/ Pelotas/Casa Zero Hora

Com um belo rosto, cabelos ruivos e olhos verdes, uma jovem anônima tem uma característica diferente de outras tantas jovens que moram em Pelotas. Ela vive dentro dos computadores capazes de acessar a Internet. A imagem feminina representa na tela o Assistente Virtual (AV) desenvolvido pela ADS Digital, a partir do trabalho de conclusão da pós-graduação em Sistemas de Informação elaborado por Daniel Brahm, 28 anos, na Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

O AV, também conhecido como cérebro eletrônico, foi desenvolvido a partir do conceito dos chatterbots, espécie de robôs de conversação criados nos Estados Unidos na década de 1970. Os chatterbots respondiam textualmente a perguntas escritas, buscando informações em um banco de dados. Mas, à medida que os programadores incluíam mais dados no cadastro, mais lento e menos preciso se tornava o chatterbot - que poderia responder com incorreção às perguntas.

O AV foi desenvolvido para se tornar mais ágil e preciso a partir da inclusão de informações no banco de dados. Outra novidade é que o software utiliza as perguntas e respostas dos internautas como referência para aumentar o próprio conhecimento. E mais: as respostas são sonoras, ou seja, o AV fala.

- O cadastro dos chatterbots limitava as respostas ao modelo da pergunta. Qualquer variação na forma de questionar provocava erro nas respostas. Já o AV está preparado para tudo - explica Brahm.

Embora tenha uma inteligência artificial, o software não foi projetado para substituir pessoas. É uma ferramenta de auxílio para atendimento de clientes. A idéia da ADS Digital é oferecê-lo a empresas de acordo com o produto. Brahm cita os serviços de call center, ensino à distância, treinamento online e marketing como aplicações possíveis.

Mas o AV nem só trabalha. O software foi projetado também para entreter. Além de responder às perguntas técnicas para as quais foi programado, pode bater-papo, como num chat.

- A capacidade de conversar fiado serve para divertir as pessoas e, ao mesmo tempo, prender o internauta no site da empresa. Ela está preparada para responder bobagens - garante Brahm, referindo-se à bela e jovem ruiva que pisca, mexe os cabelos e fala sobre qualquer assunto, com qualquer pessoa, simultaneamente.

Entretenimento
Como o AV é capaz de improvisar, ele está preparado para receber perguntas que nada têm a ver com o conteúdo para o qual foi destinado. Enquanto pede informações sobre o produto, tem aulas ou tira dúvidas com o AV, o internauta pode jogar conversa fora com o cérebro virtual. Até mesmo para paqueras o software está preparado. Por exemplo, ao ser perguntada se é solteira, a jovem ruiva que representa o AV no site da ADS Digital responde "sou da filosofia de que antes só do que mal acompanhada".

A tecnologia
O chatterbot fornecia respostas usando parâmetros de pergunta na consulta a um banco de dados. Mas o volume de perguntas e respostas o tornava lento, comprometendo a precisão e a velocidade das respostas. O AV resolveu o problema e agregou o recurso de voz, utilizando as tecnologias PHP, MySQL e Text-to-Speech (TTS), da norte-americana Oddcast.

O internauta não precisar escrever um texto padrão. O AV entende as perguntas elaboradas de diferentes formas, interpreta a idéia-chave da pergunta e responde imediatamente, com a voz. As conversas virtuais entram no banco de dados e servem como conteúdo para o AV. Quando não consegue responder, o software pede que o internauta retorne mais tarde. Assim, os desenvolvedores do programa têm tempo de incluir o conteúdo no banco de dados.

O assistente virtual
Quanto mais conteúdo, mais o AV ganha capacidade de responder às perguntas com precisão, consultando o banco de dados. As aplicações do AV se vinculam ao atendimento do cliente. Pode ser utilizado como um professor virtual no ensino à distância, como call center de empresas, como orientador de treinamentos online ou como técnico de help desk. O AV também consegue propor assuntos, intercalando o chat com o internauta e oferecendo estratégias de marketing e produtos da empresa. As perguntas são feitas por escrito, em três idiomas (português, inglês e espanhol), e a resposta é dada pelo recurso de voz.


Brasileiros criam assistente virtual inteligente
  26/06/2007 - Terra - Tecnologia
 

Um grupo de pesquisadores brasileiros criou um Assistente Virtual (AV) para responder automatizadamente a dúvidas de internautas. O sistema é simples, o usuário acessa o serviço e tem suas perguntas sobre determinado assunto respondidas.

O AV tem alguma semelhança com os chatterbots, "cérebros" virtuais que conversam e respondem perguntas de humanos. Gustavo Tagliassuchi, diretor administrativo da ADS Digital, empresa responsável pelo produto, diz que o AV não é um chatterbot. "O nosso Assistente Virtual é diferente porque entende perguntas feitas de diversas formas. Ele é mais abrangente e acerta mais as respostas", explica Tagliassuchi.

O AV é fruto do trabalho de conclusão da pós-graduação em Sistemas de Informação desenvolvido por Daniel Brahm, 28 anos. Ele pode ser utilizado para responder questões em sites de atendimento ao cliente e até mesmo em aulas de ensino à distância, entre outras diversas aplicações como telemarketing, call center e até entretenimento.

O Assistente Virtual pode ser customizado e ter qualquer cara. E ele fala. A integração com áudio é feita com um software Text-to-Speech, que lê respostas em texto em voz alta, um recurso presente em quase todos os sistemas operacionais e bastante utilizado por pessoas com deficiência visual.

Para saber mais sobre o Assistente Virtual, visite o site www.adsdigital.com.br.


Dúvida zero
  27/03/2003 - Zero Hora - Informe Econômico
  O e-Marcas, divisão de Marcas e Patentes da Diehl & Fernandes Advocacia, de Porto Alegre está com tudo pronto para lançar o que promete ser o primeiro sistema de inteligência artificial do mundo para marcas e patentes, especialmente desenvolvido pela também gaúcha ADSDigital. O sistema fornecerá informações online sobre o tema, gratuitamente. Numa primeira etapa, o banco de dados contará com cerca de 2 mil perguntas e respostas e, dentro de um ano, este número crescerá para mais de 5 mil.

Site do e-marcas terá sistema de inteligência artificial
  25/03/2004 - Baguete
  A divisão de Marcas e Patentes da Diehl & Fernandes Advocacia, lançará em breve um sistema de Inteligência Artificial de fornecimento de informações on-line sobre a Propriedade Intelectual (marcas e patentes e direito autoral), fundamental para os empresários, que será disponibilizado no E-marcas.

Diante da grande demanda de e-mails recebidos diariamente, o E-Marcas contratou a ADSDigital, empresa gaúcha, para desenvolver o sistema. O banco de dados inicial deverá contar com aproximadamente duas mil perguntas e respostas.


Tetê incrementa interatividade no site do TT
  18/08/2003 - Baguete
  Segundo a equipe da ADS Digital, desde o lançamento do Assistente Digital do Terceira Terça, mais de 1300 novos conhecimentos foram assimilados pela Tetê. Então, aqueles que fizeram perguntas e eventualmente ficaram sem respostas, podem experimentar a evolução da musa virtual. A garota conversa e esclarece dúvidas sobre o evento. O projeto gráfico é da Plancta com o desenvolvimento da inteligência e da conversação feito pela ADS Digital.

Intext e ADS Digital apresentam case em Curitiba
  08/08/2003 - Baguete
  A InText Mining e a ADS Digital estarão apresentando trabalhos científicos no International Symposium on Knowledge Management, evento que reúne a comunidade internacional para discutir a área de Gestão do Conhecimento. O Simpósio ocorrerá em Curitiba na PUC-PR entre os dias 11 e 13 de Agosto.

A InText Mining mostra um case de aplicação do Text Mining Suite, conjunto de ferramentas para descoberta de conhecimento em textos, para análise de currículos de colaboradores do departamento de uma empresa. Já a ADS Digital elenca as vantagens do seu Assistente Virtual para atendimento e suporte a clientes em Web sites e Call Centers. O case Tetê (Assistente Virtual que responde perguntas sobre o Terceira Terça) será apresentado no evento.

Musa Virtual do Terceira Terça começa a falar
  17/07/2003 - Baguete
  O site do Terceira terça apresenta uma novidade. A musa do Terceira terça (Tetê) ganha inteligência e está a disposição dos visitantes a conversar e esclarecer dúvidas sobre o evento. O projeto gráfico é da Plancta com o desenvolvimento da inteligência e da conversação feito pela ADSdigital.
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